3 hábitos diários para reduzires o desperdício alimentar

O desperdício alimentar é responsável por cerca de 8% das emissões de gases de efeito de estufa para a atmosfera, segundo a FAO. Em Portugal, desperdiça-se cerca de 1 milhão de toneladas de alimentos por ano, o que corresponde a 97 kg por habitante.

Não podia ser mais claro: precisamos de mudar os nossos hábitos. Neste artigo, damos-te 3 sugestões que facilmente podes adoptar no teu dia-a-dia.


  1. Compra de forma inteligente

Os teus hábitos no supermercado têm impacto no desperdício alimentar que vais gerar em casa. Existem várias estratégias simples que podes adoptar quando comprares comida de modo a desperdiçares menos:

  • Não compres às cegas. Vê primeiro que comida tens em casa e faz uma lista de compras com base nisso. Assim, vais evitar comprar em excesso.
  • Não ignores frutos e legumes feios. Só porque têm formatos irregulares ou um arranhão, não deixam de ter qualidade!
  • Compra ingredientes frescos em quantidades menores - estes estão entre os alimentos mais desperdiçados.


  1. Pensa fora da caixa

Se descartas caules, ramas e cascas automaticamente, não estás a aproveitar o potencial de muitos legumes e frutos. Os caules dos brócolos e de couve kale, por exemplo, podem ser utilizados em sopas ou em salteados - só precisam de mais tempo de cozedura. As cascas de cenouras e batatas servem para fazer chips saborosas. E as cascas da fruta têm usos variados - as de limão servem para infusões, as de laranja podem ser usadas para fazer repelente de gatos para plantas (vê aqui a receita), as de banana para fertilizar plantas...

Dica extra: todas as as cascas de frutos e legumes (excepto de citrinos e cebola) podem ser usados para fazer compostagem.


  1. Aproveita os excedentes alimentares

Outra forma de excelente de combateres o desperdício alimentar é usares a app gratuita Too Good To Go. Através desta aplicação, podes comprar comida de restaurantes, cafés e pastelarias que ainda tem boa qualidade, mas não foi vendida. E que, de outra forma, seria desperdiçada. Desde refeições de diferentes gastronomias a pastelaria, opções não faltam. (O preço é mais simpático, também.)


Começa a salvar refeições!

Sara Lusitano de Sousa
Marketing Specialist

Junta-te à nossa comunidade

Começa hoje a ter impacto diminuindo o desperdício alimentarFaz download aqui:

App Store
Google Play