Os aliados da iniciativa Observar, Cheirar, Provar

Sara Sousa

2 months ago

20% do desperdício alimentar das famílias deve-se a confusão sobre o significado dos prazos de validade.

Foi por isso que lançámos a iniciativa Observar, Cheirar, Provar - um projecto que tem como propósito mudar os rótulos dos alimentos e criar uma disrupção na forma como avaliamos se os produtos expirados podem ser consumidos. 

Para nos ajudar a levar esta iniciativa a mais cozinhas, contamos com o apoio dos nossos embaixadores: os chefs Henrique Sá Pessoa, Cátia Goarmon e Marlene Vieira! (Afinal, quem melhor do que um chef de cozinha para nos falar sobre a importância de conhecer bem os alimentos?)

Para Henrique Sá Pessoa, chef do restaurante Alma, autor e apresentador do programa de cozinha COMTRADIÇÃO, "um simples Observar, Cheirar e Provar são instintos diários que aplicamos e que podem salvar tanto desperdício alimentar. Sempre lutei e luto por aproveitar tudo o que entra nas minhas cozinhas, tentando não só rentabilizar da melhor forma os ingredientes como evitar desperdício dos mesmos. Leiam bem os rótulos do que compram e usem os vossos instintos - o Planeta agradece!"


Cátia Goarmon, autora de livros de receitas e apresentadora do programa Os segredos da Tia Cátia, faz do combate ao desperdício um hábito diário. "Cá em casa o combate ao desperdício alimentar é uma regra fundamental. Sempre eduquei os meus filhos a respeitarem os alimentos. Todos os dias podemos fazer a diferença com pequenas mudanças de comportamento, como usar os nossos sentidos para reduzir o desperdício alimentar. Antes de deitar fora: Observar, Cheirar, Provar."


Marlene Vieira, chef do Zunzum Gastrobar e autora do livro "Os doces da chef Marlene", não é estranha ao mote da iniciativa. Observar, Cheirar, Provar são três palavras de ordem que partilho com toda a minha família! Em casa, antes de deitar fora um produto, vejo qual o prazo de validade do mesmo e uso os meus sentidos para perceber se está apto para consumo."

Ficaste com apetite para mais?

Descobre tudo aqui

Sara Sousa

Marketing Specialist