Portugalchevron-down_icon
  • Austria
  • Belgium
    • Flemish
    • French
  • Canada
    • English
    • French
  • Denmark
  • France
  • Germany
  • Ireland
  • Italy
  • Norway
  • Poland
  • Portugal
  • Spain
  • Sweden
  • Switzerland
    • German
    • French
    • Italian
  • The Netherlands
  • United Kingdom
  • United States

Como aproveitar o aipo - da raíz à folha

“Fiz uma receita que só pedia para usar o talo do aipo - e agora? O que faço com o resto do legume?” Se já te perguntaste isto, não estás sozinho. A resposta, claro, nunca é desperdiçar. Em vez disso, aqui estão 6 ideias para aproveitar todas as partes do aipo, da raíz à folha - literalmente.

  1. Folhas

Uma das partes mais ignoradas do aipo, mas repleta de nutrientes (como cálcio, potássio e vitamina C) - e sabor! Vê de seguida algumas receitas anti-desperdício.

Sal de aipo

Uma das nossas receitas preferidas para usar as folhas do aipo. É ideal para temperar saladas, cocktails Bloody Mary e pratos de carne.

Ingredientes: 1 chávena de folhas de aipo, 2 colheres de chá de sal.

Como fazer: Lava, corta e deixa secar as folhas do aipo. Leva ao forno a 180ºC durante cerca de 10 minutos. Retira e deixa arrefecer. Coloca na picadora com o sal e tritura tudo até ficar bem moído. Deixa arrefecer, transfere para um recipiente hermético e guarda na despensa.

Sumo verde com aipo

Sem dúvida, uma das formas saudáveis de aproveitar as folhas do aipo.

Ingredientes: 2 maçãs verdes descascadas e cortadas, 1 pêra, meio limão cortado e descascado, folhas de 1 aipo.

Como fazer: Tritura tudo na trituradora e serve. Fácil, não é?

Lê também: Como aproveitar limão da raíz à folha

Sopas e saladas

A sugestão que não podia faltar, e não é por acaso: é mesmo muito fácil “esconder” as folhas de aipo que sobraram em sopas e saladas.

No que toca a sopas, podes adicionar as folhas a qualquer receita.

Já as saladas pedem mais imaginação para fazer as combinações certas. Algumas sugestões que resultam: salada de folha de aipo com maçã e salsa; salada de folhas e talos de aipo com grão, coentros e cebola; e salada de folhas de aipo com nozes, tomate e pepino.

Lê também: Pesto de ramas e folhas

Manteiga de ervas

Uma forma original de dar uma segunda vida às folhas. Podes usá-la para barrar o pão ou para dar mais sabor a variadas receitas, como bife grelhado, peixe assado ou batatas assadas.

Ingredientes: 1 pacote de manteiga (cerca de 250 g.) sem sal, 30 g. de folhas de aipo, 1 colher de sopa de orégãos, 1 colher de sopa de manjericão fresco, 1 colher de chá de sal.

Como fazer: Deixa a manteiga amolecer a temperatura ambiente. Corta as ervas em pedaços finos. Coloca a manteiga numa taça e mistura as ervas usando um garfo. Quando estiver tudo bem misturado, coloca a manteiga numa folha de papel vegetal. Vai enrolando até a manteiga ganhar uma forma cilíndrica. Depois, embrulha a manteiga no papel. Refrigera. Retira-a do papel quando quiseres utilizar e serve num prato.

2. Talos

A parte mais aproveitada do aipo é muito usada como uma alternativa light a gressinos, para acompanhar com molhos. Mas o potencial do talo do aipo vai muito para além disso - vê de seguida algumas sugestões.

Foto: The Weekly Pickle

Pickles rápidos de aipo

Porquê comprá-los quando podes fazê-los em casa? Estes pickles são ideais para adicionar a sanduíches, saladas, ou para servir como petisco para comer com molhos.

Ingredientes: 8 talos de aipo descascados e cortados em pedaços pequenos, 4 dentes de alho esmagados, piri-piri em grão, 35 g. de açúcar, 1 colher de sopa de sal, 1 chávena de vinagre branco.

Como fazer: Adiciona o açúcar, o sal e o vinagre a uma panela e deixa ferver. Mexe bem até o sal e o açúcar dissolverem. Tira do fogão e adiciona o piri-piri e o alho. Coloca o aipo numa taça e submerge-o no vinagre. Mexe bem. Garantindo que todo o aipo está coberto pelo vinagre, deixa repousar e arrefecer durante pelo menos 2 horas. Serve e aprecia!

Guacamole crocante

Se não está estragado, não vale a pena mexer, dizem. E o guacamole é um clássico daqueles que pedem poucas alterações. Mas, se tens aipo a mais e não sabes como o usar, podes adicioná-lo ao guacamole para lhe dar um “crunch” extra.

Ingredientes: 4 abacates cortados, 1 talo de aipo cortado fininho, 2 dentes de alho cortados, 3 colheres de sopa de sumo de lima, 3 tomates cherry, coentros a gosto cortados, sal, um quarto de cebola roxa cortada, e azeite q.b.

Como fazer: Esmaga os abacates numa tigela. Adiciona os restantes ingredientes, reservando uma pequena parte dos coentros e da cebola, e envolve bem. Rega com o azeite e o sumo de lima. Coloca a cebola e os coentros restantes em cima. Voilá! Um guacamole criativo para impressionar.

3. Raíz e pé

Pensa duas vezes antes de deitares fora o pé e a raíz do aipo - também podemos dar uma segunda vida as estas partes do legume! Vê as nossas ideias:

Técnica re-grow

Sabias que podes fazer renascer o aipo a partir da sua base? Sim, é verdade; e não e podia ser mais fácil.

O que precisas: um pé de aipo, 4 palitos, uma taça ou chávena, água.

Como fazer: Insere 4 palitos nas partes laterais do pé de aipo de forma a que consiga ficar suspenso numa taça com água. Esta deve cobrir cerca de 1-2 cm do pé do aipo. Muda a água de 2 em 2 dias, garantindo que a base está sempre submersa em água. Coloca-a num local em que apanhe luz natural, mas não demasiado forte. Passados alguns dias, vais começar a ver algumas folhas a nascer. Deixa crescer durante mais uma semana ou duas; depois, corta as folhas, usa-as nos teus cozinhados e descarta o pé do aipo. Alternativamente, podes transplantar o pé para terra e deixá-lo crescer ainda mais!

Puré de raíz de aipo

Depois de usares o talo e as folhas do aipo, ainda sobra o suficiente para fazer um saboroso puré. Ninguém vai adivinhar que é feito com a raíz do aipo!

Ingredientes: 400 gramas de raíz de aipo, ¼ de chávena de natas, 1 ½ colher de sopa de manteiga, sal q.b e noz moscada.

Como fazer: Coloca água com sal a gosto a ferver numa panela. Lava, descasca e corta em pedaços a raíz do aipo. Deixa cozer até ficarem moles - cerca de 30 minutos. Descarta a água, deixando a raíz na panela. Tapa e deixa cozinhar durante 1 minuto. Adiciona as natas, a manteiga, sal q.b. e a noz moscada e esmaga. Prova e adiciona mais sal, se for necessário, e serve!

Aproveitámos 100% do aipo e nada (ou pouco) se desperdiçou. Missão cumprida!

Queres mais dicas para reduzir o desperdício alimentar? Descobre o nosso Instagram!

Instala a Too Good To Go e começa a salvar refeições do desperdício. 📱

Continuas com fome?