Portugalchevron-down_icon
  • Austria
  • Belgium
    • Flemish
    • French
  • Canada
    • English
    • French
  • Denmark
  • France
  • Germany
  • Ireland
  • Italy
  • Norway
  • Poland
  • Portugal
  • Spain
  • Sweden
  • Switzerland
    • German
    • French
    • Italian
  • The Netherlands
  • United Kingdom
  • United States

Como aproveitar o limão - da raíz à folha

Limão: um fruto tão usado nas cozinhas Portuguesas, mas do qual aproveitamos tão pouco.

As cascas e as sementes, em particular, são frequentemente desperdiçadas. Mas não tem que ser assim: o limão é um fruto extremamente versátil, que podemos aproveitar (praticamente) da raíz à folha.

Vê de seguida algumas ideias.

  1. Cascas

O uso mais comum para a casca de limão é aproveitar a raspa em vários tipos de receitas. Mas há muitos usos para esta parte do fruto! Aqui estão algumas ideias:

Cascas de limão cristalizadas

Quem se atreve a deitar fora as cascas dos limões, quando podemos transformá-las num snack delicioso?

Precisas de: cascas de 3 limões, 3 chávenas e meia de açúcar e uma panela.

Como fazer: Remove qualquer polpa que ainda esteja na casca, assim como a primeira camada da parte branca da casca. Corta as cascas em tiras fininhas, coloca-as na panela e cobre com água. Deixa a água ferver cerca de 30 segundos e depois coa as cascas. Cobre outra vez com água, deixa ferver e volta a coar. Enche a panela com 3-4 chávenas de água e o açúcar; mexe até este dissolver. Adiciona as cascas e deixa ferver. Depois, deixa em lume brando durante pelo menos 1 hora (mexe de vez em quando). Por fim, coa as cascas, deixa-as arrefecer e cobre-as com açúcar.

Lê também: Cocktail de Cascas de Laranja

Spray de limpeza

Esta solução de limpeza é óptima para limpar as superfícies em casa - e não tem químicos.

Precisas de: um frasco de 1 litro, cascas de limão (suficiente para encher o frasco até ao meio), vinagre branco (suficiente para cobrir as cascas), um filtro, uma taça grande e um frasco com spray.

Como fazer: primeiro, acumula, dentro do frasco de 1 litro, cascas de limão. Quando estiver cheio até ao meio, adiciona vinagre até este chegar ao topo do frasco. Cobre-o com a tampa e guarda-o num sítio escuro durante, pelo menos, 2 semanas. Filtra o líquido para dentro de uma taça com um coador e descarta as cascas. Por fim, verte o líquido para dentro do frasco de spray e já está!

2. Sumo

Usaste sumo de limão numa receita mas sobrou-te um bocado? Ou tens limões muito maduros que tens que aproveitar já? Vê algumas sugestões de usos para o sumo.

Cubos de sumo de limão

O sumo de limão, quando congelado, dura cerca de 6 meses. A nossa sugestão é congelá-lo em forma de cubos, para que, quando precisares de o usar, seja fácil adicioná-lo a um smoothie, a um cocktail, a um vinagrete ou outras receitas.

Como fazer: basta espremer o sumo e vertê-lo para cuvetes de gelo e colocar no congelador. Também podes triturar o limão inteiro (até as cascas), com um pouco de água, e congelar da mesma forma.

Lê também: Nice cream de fruta madura

Tira-nódoas natural

É verdade - o sumo de limão ajuda a remover manchas da roupa branca! Tal deve-se à presença do ácido cítrico.

Precisas de: sumo de 4 a 6 limões.

Como fazer: espreme o sumo dos limões até ser suficiente para encher meia chávena. Depois, é só adicionar ao detergente na máquina de lavar roupa. O sumo de limão vai aclarar a tua roupa branca e dar-lhe um aroma fresco!

3. Sementes

Depois de aproveitares todas as outras partes do limão, chegas às sementes. E agora? Não tens que as deitar fora! Podes fazer...

Pectina caseira para compotas

A pectina é uma substância, presente nos frutos e legumes, que é usada como espessante nas compotas. Em vez de a comprares no supermercado, podes fazer a tua - com sementes de limão!

Precisas de: cerca de 15 sementes de limão, 2 copos de água e uma panela (quantidades para um frasco de compota).

Como fazer: Coloca as sementes e a água numa panela. Cozinha em lume brando durante 30 minutos. O líquido deverá ficar mais grosso, pois a pectina terá sido extraída das sementes. Filtra o líquido para uma taça e adiciona-o à tua compota, de acordo com as instruções da receita da mesma. 

Outro método que podes utilizar é colocar as sementes num pano de tecido fino (como gaze), atá-lo bem e colocá-lo dentro da panela onde vais cozinhar a fruta para a compota - a pectina será extraída enquanto a fruta cozinha. Depois, é só retirares o pano com as sementes quando a fruta estiver pronta.

4. Folha

A folha do limão não é muito utilizada, uma vez que os limões comprados no supermercado tipicamente não a trazem. Mas se comprares limões com folha (ou se cultivares limões), podes aproveitá-la de várias maneiras.

Chá de folha de limão

À procura de um chá reconfortante? Ferve 5 folhas de limão em água quente durante 5 a 10 minutos. Podes adicionar mel ou especiarias a teu gosto. Deixa arrefecer um pouco e aprecia!

5. O limão inteiro

Também podes usar o limão inteiro de uma só vez - vê de seguida como.

Limões preservados

Como conservar limões e, ao mesmo tempo, transformá-los numa iguaria incomum e saborosa? Basta fazer limões preservados, típicos da Índia e do Norte de África. Combinam bem com tagines, massas, risottos, galinha assada, salada e muito mais.

Precisas de: frasco(s) de vidro, limões, sal, pimenta preta e louro.

Como fazer: Lava muito bem os limões (quantos quiseres). Corta o limão em 4 quartos, mas não até ao fundo - deve ficar unido em baixo (como uma flor). Esfrega sal em cada quarto de limão e cobre o fundo do frasco com sal. Coloca os limões dentro do frasco, pressionando para baixo para caberem. Adiciona uma pitada de sal em cada camada de limão. Antes de chegares ao último limão, adiciona o louro e a pimenta. Quando todos os limões estiverem no frasco, pressiona outra vez para baixo. Depois, cobre os limões com sumo de limão. Fecha o frasco e deixa-o a temperatura ambiente durante 3 semanas (ou até a casca ficar tenra). Durante este período de tempo, abana o frasco todos os dias. Quando estiverem prontos, conserva-os no frigorífico e desfruta!

Gostaste deste artigo? Segue-nos no Instagram para mais dicas!

Continuas com fome?