10 alimentos que podes consumir depois do prazo de validade

Sara Sousa

3 months ago

Deitas fora um alimento assim que passa do prazo de validade? É possível que estejas a desperdiçar comida perfeitamente comestível.

Pode parecer estranho consumir um produto depois de expirar. Mas a verdade é que muitas das datas de validade que vemos nas embalagens apenas indicam até quando o alimento está mais fresco - não significa que deixa de ser seguro consumi-lo depois daquela data.

Descobre de seguida 10 alimentos que podes consumir depois do prazo.

Atenção: estes produtos, quando expirados, podem ser seguros para consumo, mas isso é uma possibilidade - não uma garantia. Para saberes se é seguro consumi-los, deves fazer os testes que indicamos!


1. Leite

Quanto tempo depois do prazo? Dias a semanas (no caso de leite UHT).

Sinais de que não podes consumir: Aspecto: se o pacote estiver inchado ou se o leite estiver coalhado. Cheiro: se tiver um cheiro azedo (não é o caso com leite UHT - este estraga-se sem ficar ácido). Sabor: se tiver um sabor azedo. No caso de leite UHT, o sabor é desagradável e a textura é viscosa.

Como conservar para que dure mais tempo? Fechado, na porta do frigorífico.


2. Ovos

Quanto tempo depois do prazo? Cerca de 2 semanas.

Sinais de que não podes consumir: Aspecto: coloca o ovo num copo com água - se flutuar, não é seguro consumir. (Se ficar em pé mas não flutuar, já não está fresco mas pode ser consumido.) Cheiro: se tiver um odor desagradável. Sabor: no caso de ovos cozidos, se tiver uma textura fibrosa.

Como conservar para que dure mais tempo? Armazena os ovos na porta do frigorífico (abaixo de 10ºC, se possível.) A casca de ovos crus não deve entrar em contacto com outros alimentos. Ovos cozinhados duram 1 a 2 semanas no frigorífico.


3. Cerveja

Quanto tempo depois do prazo? Vários meses a anos.

Sinais de que não podes consumir: Aspecto: se tiver bolor. Cheiro: se cheirar a mofo ou tiver um odor pungente. Sabor: se tiver um sabor muito amargo ou “velho”. Mas mudanças ligeiras no sabor ou no cheiro não são sinal de alarme.

Como conservar para que dure mais tempo? Guarda num local escuro e fresco.


Lê também: Guia - As diferenças entre os prazos de validade


4. Fiambre

Quanto tempo depois do prazo? Alguns dias.

Sinais de que não podes consumir: Aspecto: se estiver acinzentado, esverdeado ou oleoso. Cheiro: se tiver um cheiro muito forte e desagradável. Sabor: se tiver um sabor amargo.

Como conservar para que dure mais tempo? Se for armazenado na última prateleira do frigorífico bem embalado, pode durar 5 dias depois do prazo.


5. Manteiga

Quanto tempo depois do prazo? Várias semanas a meses.

Sinais de que não podes consumir: Aspecto: se tiver um tom amarelo escuro. Cheiro: se tiver um odor pungente ou râncido. Sabor: se for râncido ou muito diferente do normal.

Como conservar para que dure mais tempo? Guarda a manteiga fechada, no frigorífico, na prateleira do meio. Se te sobrar muita manteiga, congela-a em pedaços.


6. Sumo de fruta

Quanto tempo depois do prazo? Semanas a meses.

Sinais de que não podes consumir: Aspecto: se estiver bolorento, turvo ou fermentado (com bolhas). Cheiro: se cheirar a mofo.

Como conservar para que dure mais tempo? Se o pacote estiver aberto, guardar na porta do frigorífico. Se estiver fechado, pode ficar a temperatura ambiente. Os sumos em garrafas escuras tendem a durar mais tempo.


7. Chocolate

Quanto tempo depois do prazo? Vários meses.

Sinais de que não podes consumir: Aspecto: se tiver insectos. (Se vires que está esbranquiçado, não é problemático.)

Como conservar para que dure mais tempo? Guarda-o bem fechado, num local escuro e seco, a temperatura ambiente.


8. Compota

Quanto tempo depois do prazo? Vários meses a anos.

Sinais de que não podes consumir: Aspecto: se tiver bolor. Nestes casos, verifica se a compota tem mais que 50% de açúcar - se tiver, podes simplesmente remover o bolor e comer a restante compota. Se tiver menos que 50% de açúcar, deita fora.

Como conservar para que dure mais tempo? Se o frasco estiver aberto, guarda no frigorífico. Se estiver fechado, guarda num local escuro a temperatura ambiente. Usa sempre uma faca ou colher limpa para retirar compota do frasco.


9. Bolachas

Quanto tempo depois do prazo? Várias semanas a meses.

Sinais de que não podes consumir: Cheiro: se for râncido ou pungente. Sabor: se for amargo ou râncido.

Como conservar para que dure mais tempo? Guarda-as num local seco e escuro, a temperatura ambiente.


10. Farinha

Quanto tempo depois do prazo? Várias semanas a meses.

Sinais de que não podes consumir: Aspecto: se tiver insectos. (Para saberes se tem pragas, vê se tem pequenos grãos castanhos. Outro método é espalhar farinha na bancada da cozinha e alisá-la; se, passados 30 minutos, a superfície ficar irregular, tem ácaros.) Cheiro: Se cheirar a mofo ou a ranço.

Como conservar para que dure mais tempo? Guarda a farinha num frasco bem fechado, num local seco e escuro, a temperatura ambiente.

Fonte: Centro de Protecção do Consumidor de Hamburgo, 2019


3 regras a não esquecer

Para saberes se é seguro consumir um produto que passou do prazo, garante que:

✔️ É um alimento com data de durabilidade mínima - ou seja, tem no rótulo a indicação “Consumir de preferência antes de” ou “antes do fim de”.

✔️ Foi conservado correctamente (como indicado no rótulo).

✔️ Passou o teste Observar, Cheirar, Provar.

Descobre mais sobre prazos de validade e desperdício alimentar.

Segue-nos no Instagram para mais dicas anti-desperdício!

Sara Sousa

Marketing Specialist