Como congelar leite: o que precisas de saber

Sara Sousa

2 months ago

Quem nunca deixou que um pacode de leite se estragasse, seja por ter sobrado ou porque nos esquecemos dele? Este cenário comum pode ser evitado com um truque muito simples: congelar o leite!

Sim, parece inacreditável, mas podes congelar o leite para que se conserve durante 3 meses - seja leite animal ou leite vegetal.

Passo-a-passo: congelar leite

​1. É melhor congelar o leite num recipiente à parte do que na embalagem, pois o mesmo expande quando congelado. Assim, começa por verter o leite para cuvetes de gelo ou formas de queques, deixando algum espaço no topo.

​2. Guarda a cuvete no congelador. Quando estiverem congelados, podes transferir os cubos de leite para um saco de congelação - mais uma vez, é importante deixar algum espaço no topo. Guarda o saco no congelador.

​3. O leite pode ser conservado assim até 3 meses - mas recomenda-se que o uses dentro de 1 mês, para que a sua qualidade não deteriore.

Também poderás gostar: Como aproveitar aipo - da raíz à folha

Como usar leite congelado

Descongelar o leite é muito simples. Basta colocar os cubos numa taça e deixá-la no frigorífico até o leite ficar líquido.

Como o processo de congelamento separa a gordura do leite, a textura do mesmo pode ficar um pouco granulosa. Por isso, recomendamos que batas o leite com um batedor ou uma batedeira elétrica para melhorar a textura.

Depois, podes usar o leite nos teus cozinhados, bolos ou smoothies! Também podes bebê-lo mas, devido à possível alteração da textura do leite, é provável que se dê melhor como ingrediente nas tuas receitas.

Gostaste desta dica anti-desperdício alimentar? Segue-nos no Instagram e descobre muitas mais. 

Sara Sousa

Marketing Specialist