Guia para um Natal sem desperdício alimentar

Sara Sousa

4 months ago

Não há dúvida de que a comida é uma das protagonistas do Natal. Infelizmente, muita dela acaba por ser desperdiçada durante a época festiva. Neste artigo, damos várias sugestões para combater o desperdício alimentar antes, durante e depois do Natal.

Continua a ler para veres todas as dicas! 

1.Liberta espaço no frigorífico

Na semana antes do Natal, liberta espaço no frigorífico e no congelador para conservares toda a comida que vai sobrar nos dias 24 e 25. Sabes aqueles legumes muito maduros que estão esquecidos no frigorífico? É altura de os cozinhar.

2. Não cozinhes demais

Uma das causas de desperdício alimentar no Natal é cozinhar comida em excesso. Muitos convidados acabam por deixar comida no prato ou não conseguem provar tudo - e a noite acaba com comida desperdiçada, perda de tempo e perda de dinheiro.

Para evitar isto, planeia o menu com antecedência. Confirma o número de pessoas que vais receber e calcula as quantidades de cada alimento que tens que comprar e servir. Podes usar esta calculadora para te ajudar!

3. Faz uma lista de compras

Depois de planeares o menu, escreve uma lista de compras. Esta tarefa pode parecer entediante, mas garantimos que ajuda a reduzir o desperdício! Primeiro, vê o que já tens em casa e exclui esses ingredientes. Quando fores às compras, não te distraias com promoções de última hora - é possível que acabes por levar para casa mais comida do que é necessário.

Aproveita também para comprar alguns ingredientes de que vais precisar para fazer receitas com as sobras do Natal. Por exemplo, se quiseres fazer wraps de borrego no dia 26, compra já as bases para os wraps.

4. No dia de Natal

Chegou a hora H - é Natal! E agora? A missão anti-desperdício ainda mal começou. Na véspera e no dia de Natal, não sirvas as iguarias todas de uma vez: por exemplo, serve apenas metade do queijo e, quando acabar, serve o resto. Assim, evitas que a comida esteja à temperatura ambiente durante várias horas, correndo o risco de se estragar. A seguir à refeição, guarda o que sobrou assim que possível. Coloca tudo em recipientes e conserva no frigorífico (ou na despensa, se for mais adequado) para mais tarde aproveitares.

5. O congelador é o teu melhor amigo

O Natal chegou ao fim - é hora de aproveitar as sobras. Uma das melhores formas de o fazer é congelá-las! Há alimentos que vais querer conservar no frigorífico ou na despensa - uma vez que vais consumi-los nos dias seguintes (quem não gosta de comer o que sobrou dos bombons no dia 26?) - mas a maioria pode ser congelada para durar mais tempo. Sugerimos que congeles a comida em porções pequenas, para que seja mais fácil re-aqueceres.

🎄 Comida típica de Natal que podes congelar

  • Queijos duros, semi-duros e moles (mas não queijos cremosos, como Brie). Envolve em papel vegetal e numa folha de alumínio e congela. Dura até 8 meses, mas tenta consumir dentro de 3 meses pois a textura pode alterar-se.

  • Pratos de carne e peixe. Divide em porções, guarda em recipientes e congela. Dura 3 meses.

  • Frutos secos. Congela-os num saco de plástico fechado e podem durar 1 ano.

  • Bolo-rei ou rainha. Envolve com película aderente, depois com folha de alumínio, e congela. Dura 12 a 18 meses.

6. Aproveitar, aproveitar, aproveitar

Talvez não queiras congelar toda a comida ou talvez tenham sobrado alimentos que não devem ser congelados (bombons, por exemplo). A palavra-chave é aproveitar!

Olha bem para aquilo que sobrou - verás que tens os ingredientes para novas receitas criativas e saborosas.

Com o bacalhau cozido, podes fazer pataniscas; com as couves cozidas, esparregado ou sopa; com o bolo-rei, podes fazer tostas ou triturá-lo para fazer bolachas; o borrego e o peru podem ser usados para fazer croquetes, hambúrgueres, massas ou wraps; os bombons podem ser derretidos para usar em bolachas ou bolos.

7. Partilha o espírito Natalício - e as sobras também

Este Natal, partilha o espírito Natalício da forma mais saborosa possível: oferece as sobras a família e amigos! Antes do dia 24, garante que tens recipientes suficientes para colocar as sobras - ou pede aos convidados que tragam os seus. Quando chegar o dia, será muito mais fácil partilhar!

Gostaste deste guia? Segue-nos no Instagram e descobre mais dicas anti-desperdício! 🎁

Sara Sousa

Marketing Specialist