Chef Carlos Madeira e Chef Pedro Gaspar unem-se no combate contra o desperdício alimentar

Se hoje mais de 800 milhões de pessoas estão a passar fome, porque é que nós ainda desperdiçamos 1 milhão de toneladas de comida por ano, todos os anos, em Portugal? Dá que pensar, certo?


Neste Natal, unimos forças com o Chef Carlos Madeira, Chef Executivo da Gallo e presidente da Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal e com o seu subchef Pedro Gaspar que nos forneceram algumas receitas que te vão fazer querer aproveitar todas as migalhas restantes dos almoços e jantares de Natal.




Bacalhau do dia seguinte 

chef Carlos Madeira


Ingredientes

Todos os legumes restantes do bacalhau da Consoada, o bacalhau, ovo e para quem utilize grão, são os ingredientes estrela desta receita. Obviamente o azeite é importante, sendo utilizada nesta receita o espectacular Gallo Azeite Novo 2019-2020.

Couves portuguesas em folha e para os corajosos alho picado.


Preparação

Escolher as folhas maiores da couve, cortar as partes grossas dos talos e deixando as folhas inteiras fervê-las em água a ferver até estarem macias. Arrefecer em água fria e escorrer.

Os ingredientes que sobram da consoada, devem ser cortados em pedaços e colocados dentro das folhas de couve. Enrolar tipo torta e fechar as folhas deixando a “costura” para baixo.

Aquecer o azeite Novo e regar antes de ir ao forno, cerca de 20 minutos a 175º.

Lembrem-se que todos os ingredientes estão cozinhados e o tempo de forno é somente para aquecer os ingredientes desta receita.

O alho picado pode ser adicionado à mistura que se põe dentro da folha de couve, ao azeite ou polvilhado no final.




Empada do dia de Natal

chef Carlos Madeira


Ingredientes

Tudo o que lhe sobrou do peru de Natal, principalmente as partes secas … que “se empurra para acabar”, depois de desfiados ou picados são misturados com cubos pequenos de bacon ou presunto ganham nova vida! O outro ingrediente é uma embalagem de massa quebrada ou folhada refrigerada que se compra já feita. Azeite Gallo Reserva é a minha sugestão para esta receita. Os tomatinhos cereja da foto aparecem para dar cor e vitalidade! Leite temos sempre e a farinha utilizada é tão pouca que podes pedir ao vizinho do lado (em jeito de desculpa pelo barulho da noite anterior oferece-lhe 3 ou 4 depois de prontas).


Preparação

Desfiar ou picar o peru da Consoada, juntar cubos de bacon ou presunto e aquecer tudo num tacho. Polvilhar com a farinha e em seguida regar com leite para dar ligação e cremosidade ao recheio.

Cortar rodelas da massa, cobrir formas redondas tipo pastel de nata, encher com o preparado e tapar com mais massa, agarrando as duas massas com uma pressão de dedos. Pincelar com ovo batido e levar ao forno 180º cerca de 15 a 20 minutos.

Nota: Esta receita é ideal para levar os filhos para a cozinha, mesmo num dia em que eles não querem largar os brinquedos da noite anterior!





Gratinado de sobras do peru

chef Pedro Gaspar

Ingredientes

As sobras do peru assado que tristemente são esquecidas no frio, as batatas do assado e as verduras cozidas que as crianças não comeram porque verdes no prato “não”.


Preparação

Desfiar o peru retirando os ossos e as peles mais secas, corta as batatas em cubos pequenos bem como as verduras.

Começar por refogar uma cebola picada juntamente com um alho francês cortado em rodelas finas. Quando o alho francês estiver mole refresca com um pouco de vinho branco e adiciona 300ml de natas. Se sobrarem sucos dentro da caixa  do peru, não tenhas medo e verte todo esse sabor nas natas, deixa ferver e agora junta o peru, as batatas e as verduras.

Coloca tudo num pirex e leva a gratinar no forno 30 minutos a 170º.

Acompanha com salada.







Crumble de maçã com bolo rei

chef Pedro Gaspar


Ingredientes

Cansado de fazer torradas com o Bolo Rei pois este parece nunca mais acabar?

Bolo Rei, maçãs e vinho do porto (aquele que sobrou da noite de natal).


Preparação

Partir o Bolo Rei em pedaços (aproveite os frutos cristalizados bem como os frutos secos) e picar na picadora até ficar uma areia mais grossa.

Descascar as maçãs e corte em gomos, aquecer um pouco de Azeite Gallo e saltear a maçã, depois de ganhar uma corzinha, regar com o Vinho do Porto (2 cálices), deixar ferver para o álcool desaparecer e colocar num pirex.

Por cima, colocar o Bolo Rei picado e levar ao forno 20 minutos a 180º.

Servir com uma bola de gelado e vais ver que as crianças vão começar a gostar mais do Bolo Rei



Lembra-te, neste Natal pensa duas vezes antes de deitares as sobras para o lixo.

Desejamos-te um Natal sem desperdício!

Mariana Banazol

Junta-te à nossa comunidade

Começa hoje a ter impacto diminuindo o desperdício alimentarFaz download aqui::

App Store
Google Play