Como podemos ter um Natal com menos desperdício alimentar?

7 months ago

Como podemos ter um Natal com menos desperdício alimentar?

O Natal é, sem dúvida, a altura do ano onde mais comida é desperdiçada. Estamos habituados a ter múltiplos jantares com todo o tipo de alimentos: carne, peixe, doces, queijos e muito mais. Se fizermos as contas, compramos e confeccionamos muito para aquilo que acabamos por consumir. E isto pode ser um problema. Por isso, deixamos aqui algumas dicas para fazer com que o teu Natal deste ano seja mais sustentável:

1- Planear, planear e planear

A maior razão pela qual a comida acaba no lixo deve-se àquilo que chamamos “overbuying”. Começa por saber exactamente quantas pessoas vão estar nos teus jantares de Natal para que consigas comprar quantidades exactas - evitando a compra excessiva.

Se ainda assim preferes comprar a mais - just in case - opta por comprar alimentos com uma validade maior. Assim, começa por servir alimentos com validade menor e, só depois, serve aqueles que são facilmente conservados como queijo e crackers.

2- Segue lista de compras e lê os rótulos

Antes ainda de ires ao supermercado, faz a tua lista de alimentos a comprar. Não te deixes enganar pelas promoções “compra 2 por 1” ou outras ofertas especiais. Geralmente, são estas que te fazem comprar mais do que realmente precisas e que provavelmente não vais utilizar.

Adicionalmente, tem em atenção aos rótulos. Em Portugal existem 3 tipos diferentes:

  • Consumir até: utilizado para alimentos perecíveis que se deterioram facilmente como iogurte e queijo

  • Consumir de preferência antes de (DD/MM/AAAA): para alimentos com duração inferior a 3 meses como azeite bolachas ou cereais

  • Consumir de preferência Antes do Fim de (MM/AAAA): para alimentos com durabilidade mínima como congelados e conservas


3- Armazenar os alimentos

Frutas, vegetais e carnes cozinhadas vão durar mais se forem armazenadas nos seus recipientes no frigorífico (dependendo da prateleira - vê as nossas dicas de armazenamento aqui). Lembra-te também que alguns tipos de alimentos não devem ir para o frio como bananas, abacates ou melão.

4- Não cozinhes a mais

Cozinhar a mais dá mais trabalho e tira-te tempo, por isso, antes de começares a pôr a mão na massa pensa qual será a quantidade ideal para cada um dos convidados consumir. Assim estás a fazer um favor a ti, ao meio ambiente e aos convidados. Não queremos que os convidados saiam de tua casa a rebolar.

5- O Natal é sinónimo de partilhar

Oferece aos teus convidados uma caixinha com os excedentes para eles levarem para casa ou dá alguém carenciado.

6- Sê criativo com as sobras

Por muito que faças um esforço extra é possível que ainda hajam algumas sobras e não vais querer deitar todo o teu esforço e dedicação fora. Certo? Desafia-te a usar as sobras do Natal como o bacalhau, peru ou até o bolo rei para criares novos pratos mais elaborados, sandwiches ou, quem sabe, cocktails..e convida os teus amigos para um get together!

Mariana Banazol

Junta-te à nossa comunidade

Começa hoje a ter impacto diminuindo o desperdício alimentar!
Faz download aqui:

App Store
Google Play