Clássicos de Verão Zero Desperdício: Cocktail de Cascas de Laranja

17 days ago

Esplanada ao pôr-do-Sol. Amigos. Petiscos. E aquele cocktail fresquinho. Uma tarde de Verão clássica, certo? Porque (quase) tudo pode ser re-inventado numa versão anti-desperdício, pegámos no típico cocktail de Verão e demos-lhe o twist Too Good To Go.

Apresentamos: cocktail de cascas de laranja! Sim, estás a ler bem. As cascas de citrinos escondem um óleo delicioso e aromático que, combinado com a bebida certa, faz um cocktail incrível. (Da próxima vez que comeres uma laranja, pensa duas vezes antes de deitares as cascas fora!)

Lê também: Sorvete de Sobras de Fruta

Mas o poder anti-desperdício deste cocktail não fica por aqui - decidimos dar uma segunda vida a hortelã e frutos vermelhos a passar do seu auge, usando-os para fazer cubos de de gelo aromatizados.

Ora vê como se faz.

⏰ Tempo de preparação: 30 min. e 5 horas de repouso para as cascas

Ingredientes

  • Gin ou vodka

  • Cascas de cerca de 5 laranjas (também podes usar cascas de outros citrinos)

  • 1 ½ chávena de açúcar

  • Água

  • Sumo de limão a gosto

  • Frutos vermelhos

  • Folhas de hortelã

Como fazer

  1. Primeiro, vamos extrair o óleo saboroso que se esconde nas cascas de laranja. Lava as cascas e coloca-as num recipiente. Cobre com açúcar, esmaga um pouco e envolve bem.

  2. Tapa o recipiente com um pano e deixa repousar durante a noite ou durante, pelo menos, 5 horas.

  3. Passado este período de tempo, filtra os conteúdos do recipiente para outro, usando um coador. O que vais obter é um óleo com um forte sabor a laranja - o ingrediente-estrela do nosso cocktail! Refrigera-o.

  4. Agora, vamos fazer os cubos de gelo aromatizados. Estás a ver aquelas folhas de hortelã (ou menta, ou tomilho...) que sobraram e não queres deitar fora? E aqueles mirtilos no canto do frigorífico? É o que vamos usar. Primeiro, lava a fruta e as aromáticas.

  5. Depois, coloca-os numa cuvete de gelo. Cobre com água e leva ao congelador.

  6. Agora que já tens os cubos de gelo prontos, enche um jarro com o óleo das cascas. Adiciona sumo de limão, um dedo de água e gin a gosto. Mistura tudo. Coloca os cubos de gelo dentro do jarro e o teu cocktail está pronto a servir!

👉 Gostaste desta receita? Achamos que também vais gostar desta: Salada com Maionese de Talos de Brócolos

Sara Lusitano de Sousa
Marketing Specialist