Portugalchevron-down_icon
  • Austria
  • Belgium
    • Flemish
    • French
  • Canada
    • English
    • French
  • Czechia
  • Denmark
  • France
  • Germany
  • Ireland
  • Italy
  • Norway
  • Poland
  • Portugal
  • Spain
  • Sweden
  • Switzerland
    • German
    • French
    • Italian
  • The Netherlands
  • United Kingdom
  • United States

Too Good To Go impediu o desperdício de 3.240 milhões de litros de água ao salvar alimentos em Portugal

March 18, 2024

No Dia Mundial da Água, a Too Good To Go, empresa de impacto social com certificação Bcorp, responsável pela maior aplicação do mundo que liga os utilizadores a lojas parceiras para salvar alimentos não vendidos e combater o desperdício alimentar, apresenta números reveladores que destacam a relação entre o desperdício de alimentos e o uso desnecessário de água.

Novos cálculos, validados por investigadores da Universidade de Oxford e da WRAP, indicam que cada refeição salva, através da aplicação Too Good To Go, evita a utilização desnecessária de 810 litros de água.

A Comunidade portuguesa da Too Good To Go já conseguiu evitar o desperdício de 3.240 milhões de litros de água ao salvar alimentos. Esta quantidade de água poupada equivale à capacidade de 1296 piscinas olímpicas, ou à produção de mais de 1,4 milhões de quilos de arroz, ou ainda mais de 921.000 quilos de carne de vaca. Já a nível global, desde a sua fundação, a Too Good To Go atingiu um marco significativo ao salvar mais de 300 milhões de refeições, contribuindo assim para evitar o desperdício de água em cerca de 243 mil milhões de litros. Esta impressionante quantidade de água economizada equivale ao volume necessário para encher 100.000 piscinas olímpicas.

Esta conquista, porém, sublinha de forma marcante o enorme desperdício de água relacionado ao desperdício de alimentos, destacando a urgência de combatermos para preservar os preciosos recursos hídricos do nosso planeta.

Too Good To Go revela os números da "água escondida" que está por detrás da confeção da nossa comida favorita

De acordo com uma investigação da Hoekstra & Water Footprint Network (2017), a preparação de uma pizza margherita pode implicar até 1250 litros de água. Esta é “apenas” uma das razões por que é tão importante fazer algo tão simples como evitar que uma boa comida seja desperdiçada. "O impacto positivo de salvar até mesmo um único alimento é maior do que a maioria das pessoas pensa. Juntos, podemos proteger os nossos recursos valiosos e ajudar verdadeiramente a combater as alterações climáticas, sempre que evitamos o desperdício de uma refeição", afirma Mette Lykke, CEO da Too Good To Go.

Alguns exemplos surpreendentes da quantidade de água necessária para produzir certos alimentos:

  • Um pedaço de queijo (650 gramas de leite de vaca gordo): 2.066 litros
  • Uma baguete francesa: 155 litros
  • Um saco de batatas fritas (125 gramas): 130 litros
  • Um tomate: 50 litros
  • Um copo de leite (250 ml): 255 litros
  • Uma laranja: 80 litros
  • Um ovo: 200 litros
  • Uma pizza margherita: 1.250 litros
  • Um copo de vinho tinto (125 ml): 109 litros

Uma grande oportunidade para o ambiente

"Neste Dia Mundial da Água, a nossa intenção é sensibilizar o público para o imenso volume de água inestimável que foi desperdiçado ao descartar comida de qualidade", declara Lykke. "Sabia que a produção de uma única barra de chocolate de 100 gramas pode exigir até 1.700 litros de água? Os alimentos têm um valor real, não apenas económico, mas também em termos dos recursos menos visíveis que são necessários para a sua produção. É por isso que o desafio global do desperdício alimentar representa uma oportunidade tão poderosa para ajudar a combater as alterações climáticas: ao desperdiçarmos menos alimentos, não só reduzimos uma das maiores fontes de emissões de gases com efeito de estufa, como também evitamos a utilização desnecessária de terra e água - à escala."

Evitar o uso desnecessário de água é benéfico para as pessoas, o planeta e para os negócios

Estes números demonstram o poder do modelo de negócio "win-win-win" da Too Good To Go: Os utilizadores têm acesso a alimentos com uma excelente relação qualidade/preço, enquanto os parceiros comerciais obtêm valor dos seus excedentes. Assim, em conjunto, têm um impacto positivo no ambiente, reduzindo o desperdício alimentar.